EUA rejeitam proposta de paz apresentada pelo Brasil na ONU e Biden tenta assumir protagonismo na guerra entre Israel e Hamas

  • 19/10/2023

Os Estados Unidos vetaram, de forma isolada, nesta quarta-feira, dia 18 de outubro, uma proposta de resolução patrocinada pelo Brasil sobre a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O projeto previa pausas humanitárias no confronto e condenada os ataques terroristas. O Brasil teve 12 votos favoráveis, inclusive, da China e França. No entanto, os EUA têm poder de veto no Conselho de Segurança da ONU.

O presidente dos EUA, Joe Biden, busca protagonismo no conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Tanto é que resolveu ir pessoalmente a Israel, que tem feito ataques a população palestina causando um número alto de mortes de civis, entre eles, idosos e crianças.

Enquanto isso, o Governo Brasileiro continua buscando retirar os últimos brasileiros que estão na Faixa de Gaza. São pelo menos 32 que ainda aguardam autorização para deixar o País e tentar retornar ao Brasil pelo Egito.

Desde o início da “Operação Voltando em Paz”, até essa quarta-feira, dia 18, 1.135 brasileiros e 35 animais de estimação foram repatriados em seis voos da Força Aérea Brasileira (FAB), de acordo com o Itamaraty.