Em reunião com senador Cid Gomes, 43 prefeitos do PDT apontam decisão de sair do partido
A crise no PDT do Ceará segue um desfecho de debandada no partido. Depois de quatro deputados federais e 13 deputados estaduais aliados ao grupo político do senador Cid Gomes anunciarem a disposição de deixar o partido, agora são 43 prefeitos que manifestaram o desejo de trocar de legenda.
Cid Gomes, que continua presidente estadual do PDT, amparado por uma decisão da Justiça, comandou uma reunião para ouvir a opinião dos prefeitos sobre a situação do partido diante da ameaça de expulsão e intervenção da Executiva Nacional, sob o comando do deputado federal André Figueiredo.
O grupo de Cid se mostrou unido no propósito de deixar a legenda. Entre os partidos que os prefeitos devem migrar estão PSB, Podemos, Republicanos e até o PT. Todos os quatro hoje fazem parte da base de apoio do governador Elmano de Freitas e do ministro da Educação, Camilo Santana. O grupo de André Figueiredo é contra essa aproximação do Governo Estadual.
Atualmente, o PDT governa 54 municípios, de acordo com representantes do grupo liderado por Cid Gomes. Assim, é possível que o número de desfiliações ainda poderá aumentar.