Parlamentares do PDT ligados a Cid Gomes anunciam que devem deixar o partido e acionar a Justiça para não ter mandatos ameaçados
A reunião do Diretório Estadual do PDT no Ceará na manhã desta quarta-feira, dia 8 de novembro, decidiu pela concessão de cartas de anuência para 80% das bancadas federal e estadual do partido no Estado. São 10 deputados estaduais titulares, quatro suplentes de deputados estaduais, quatro deputados federais titulares e dois suplentes de deputados federais. Pelo menos 50 prefeitos do PDT no Ceará, aliados de Cid Gomes, também devem trocar de legenda.
O próximo passo dos parlamentares é acionar a Justiça para solicitar a desfiliação sem o risco de ter o mandato questionado pela Executiva Nacional do PDT. Eles devem alegar perseguição política e ações administrativas ilegais do comando nacional da legenda, que tem à frente o deputado federal André Figueiredo.
Só depois, os deputados estaduais e federais vão definir para que partido devem ir. No caso de prefeitos e vereadores, em 2024 haverá janela partidária para sair da agremiação sem prejuízos.
Confira quem solicitou carta de anuência para deixar o PDT do Ceará:
DEPUTADOS FEDERAIS
Eduardo Bismarck
Idilvan Alencar
Leônidas Cristino
Mauro Filho
DEPUTADOS ESTADUAIS
Evandro Leitão
Guilherme Landim
Jeová Mota
Lia Gomes
Marcos Sobreira
Oriel Filho
Osmar Baquit
Romeu Aldigueri
Salmito Filho
Sérgio Aguiar
VEREADORES
Ana Paula Brandão
Júlio Brizzi