Primeiro dia do Enem teve redação sobre trabalho de mulheres e denúncia de vazamento do tema

  • 06/11/2023

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, neste domingo, dia 5 de novembro, teve redação sobre a invisibilidade do trabalho de cuidado feito pelas mulheres e, nas provas de linguagens e ciências humanas, questões sobre racismo, Palestina, cântico da torcida do Fluminense e ditadura militar. A próxima fase do Enem será no dia 12 de novembro, quando os candidatos fazem as provas de matemática e ciências da natureza.

No geral, as provas de linguagens e ciências humanas abordaram questões consideradas bem contextualizadas e contemporâneas. O Inep diz que 28,1% dos inscritos não compareceram para fazer a prova.

Esta foi a primeira edição com a prova colorida para facilitar a leitura – especialmente, dos candidatos com problemas de visão.

Logo após o início da prova, começou a circular nas redes sociais a imagem da página da redação. A pedido do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, a Polícia Federal abriu uma investigação.

O presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, acompanharam o dia de prova. Camilo afirmou que a PF realizou duas diligências, em Pernambuco e no Distrito Federal. A investigação apontou que a publicação foi feita por uma pessoa que estava em Pernambuco.