Expectativa é que ex-juiz Sérgio Moro seja julgado e cassado em janeiro do próximo ano

  • 08/12/2023

O ex-juiz suspeito e senador Sergio Moro (União-PR) participou de uma oitiva nesta quinta-feira, dia 7 de dezembro, no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), relacionada ao processo que pode resultar em sua cassação. Acusado de abuso de poder político e econômico, Moro enfrenta ações movidas pelo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV). A expectativa é que o julgamento do ex-juiz aconteça em janeiro de 2024. A cassação de Moro no Senado já é dada como certa até por parlamentares aliados.

As acusações contra Moro incluem irregularidades durante sua campanha para o Senado, após desistir da candidatura à Presidência. Segundo os partidos acusadores, Moro teria excedido o limite de gastos permitido por lei, que é de R$ 4,4 milhões, ao gastar R$ 6,7 milhões entre a pré-campanha presidencial e a campanha para o Senado. Além disso, sua migração do Podemos para o União Brasil também é questionada.

No cenário político, a possível cassação de Moro já gera movimentações para a ocupação de sua vaga no Senado. O PL considera a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, enquanto o PT aposta em Gleisi Hoffmann, atual presidente nacional do partido.