Elogios de Valdemar a Lula geram desgaste com Bolsonaro. No PL, ordem é esfriar os ânimos em ano eleitoral

  • 17/01/2024

Os elogios do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expuseram um racha no PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e que elegeu, em 2022, as maiores bancadas na Câmara e no Senado. Bolsonaristas foram às redes sociais criticar os elogios de Valdemar a Lula.

Nas declarações, o presidente nacional do PL disse, em dezembro passado, que Lula tem “prestígio e popularidade”. Nesta semana, quando a entrevista de Valdemar viralizou, o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou a apoiadores, sem citar Valdemar, que “teve um problema sério” e que “se continuar assim, vai implodir o partido”.

Valdemar espera de Bolsonaro prestígio político para fazer um bom número de prefeitos nas eleições municipais. Mas já mostrou que não está disposto a aguentar desaforos políticos do ex-presidente e nem entregar o partido e o fundo eleitoral nas mãos de Bolsonaro.

O ex-presidente já viveu situação semelhante quando se elegeu pelo PSL e se envolveu em conflito com o presidente nacional da legenda, Luciano Bivar. Bolsonaro se caracteriza por não ter qualquer lealdade partidária e só se preocupar com seus interesses eleitorais. Assim, pode não demorar muito no PL, a depender do desempenho nas urnas em 2024.