Em fase de transição, Lewandowski diz que vai dar continuidade ao trabalho de Flávio Dino no Ministério da Justiça
O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse que pretende dar continuidade ao trabalho de Flávio Dino em frente a pasta, com “pequenos ajustes”. Em edição extra do Diário Oficial da União, foi oficializada a nomeação de Lewandowski para o cargo de ministro da Justiça. O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, deixa a nomeação válida a partir do dia 1º de fevereiro. Flávio Dino assumiu mandato de senador até a posse como ministro do STF em 22 de fevereiro.
O novo ministro já definiu ao menos três nomes: o de Manoel Carlos de Almeida Neto, para o cargo da secretária-executivo; Mário Sarrubbo, para o cargo de secretário nacional de Segurança Pública; e Ana Maria Neves, para a chefia de gabinete do ministro.
Flavio Dino diz que a solução do caso de assassinato da ex-vereadora Marielle Franco pode estar próximo do fim após o acordo de delação premiada fechado pelo ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ter feito os disparos que mataram a ex-vereadora do Rio de Janeiro, em 2018. Lessa disse que o ex-deputado estadual pelo MDB, Domingos Brazão, foi um dos mandantes do assassinato.