Professores municipais aguardam proposta de reajuste salarial da Prefeitura de Fortaleza até sexta-feira

  • 31/01/2024

Os professores de Fortaleza, liderados pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute), realizaram mais um dia de paralisação em frente ao Gabinete do Prefeito, localizado no Centro de Fortaleza, nesta quarta-feira, dia 31 de janeiro. O ato, que contou com a participação de educadores, marcou a formação do “Bloco Paulo Freire”, uma referência ao pré-carnaval.

Além do reajuste de 10,09% nos salários, os profissionais reivindicam o fim do desconto de 14% nos vencimentos dos aposentados e a quitação do precatório do antigo Fundef, pendente desde 2015. Outras demandas incluem a equiparação de direitos para os docentes aprovados no concurso de 2022, que perderam os benefícios dos anuênios e da licença-prêmio.

O calendário de paralisações da categoria está programado até sexta-feira, dia 2 de fevereiro, quando está agendada uma nova reunião de negociação com o prefeito José Sarto. Na quinta-feira, dia 1° de fevereiro, o grupo planeja um protesto na Câmara Municipal, e na sexta-feira haverá uma nova assembleia para avaliar os resultados da reunião com o município.