Governo do Ceará consegue liberação das águas do Rio São Francisco até o Açude Castanhão para compensar chuvas abaixo da média
As águas da Transposição do Rio São Francisco chegaram nesta sexta-feira, dia 16 de fevereiro, à barragem de Jati, na Região do Cariri, em uma vazão de 6,5m³ por segundo e seguem pelos 53km do trecho emergencial do Cinturão das Águas. A medida, estratégica diante do cenário de chuvas abaixo da média no estado do Ceará, foi solicitada pelo governador Elmano de Freitas ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Com a chegada das águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco, a Secretaria dos Recursos Hídricos, por meio da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), liberou ainda nesta sexta-feira uma vazão para o Açude Castanhão. A liberação aconteceu com a abertura da comporta do Km 53 do CAC, localizada no município de Missão Velha.
A partir do acionamento da comporta, as águas percorrerão um total de 300km até o açude Castanhão passando pelo Riacho Seco, Rio Salgado e Rio Jaguaribe. O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, garante que a previsão é que o desague no Castanhão aconteça em até 20 dias, beneficiando cerca de 4,5 milhões de cearenses.