Lula e Macron anunciam acordo de construção de submarino nuclear para ‘garantir a paz’. Presidentes voltam a se reunir em Brasília

  • 28/03/2024

Em evento no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Siva anunciou ao lado do presidente francês, Emmanuel Macron, uma parceria entre os países que prevê a troca de tecnologia para a construção no Brasil de um submarino de propulsão nuclear.

“Diga aos franceses que o Brasil quer o conhecimento da tecnologia nuclear, não para ter guerra, mas para garantir aos países que querem paz, que o Brasil estará ao lado de todos eles”, disse Lula.

Os presidentes do Brasil e da França acompanharam o lançamento do submarino Tonelero, no complexo militar de Itaguaí no Rio de Janeiro (RJ). Esse é o terceiro submarino fabricado por meio do acordo de cooperação entre os dois países. O quarto submarino deve ser lançado no próximo ano e, após a conclusão desta etapa, terá início a parceria para a construção do primeiro submarino de propulsão nuclear no Brasil.

Lula e Macron devem debater em encontro nesta quinta-feira, dia 28 de março, no Palácio do Planalto, em Brasília, assuntos em que os dois países discordam no campo da política internacional, como o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Este é o terceiro dia de viagem pelo país do presidente francês, após Macron passar por Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.