Bancada feminina no Senado pede voto de repúdio às falas de Ciro Gomes contra a senadora Janaína Farias

  • 09/04/2024

A Bancada Feminina do Senado Federal solicitou um voto de repúdio contra o ex-presidenciável e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), por falas contra a senadora cearense Janaína Farias (PT), recém-empossada. Janaína é a segunda suplente no Senado do atual ministro da Educação, Camilo Santana. Ela assumiu o mandato após a licença de quatro meses de Augusta Brito, que vai ocupar neste período a Secretaria de Articulação Política do Governo Elmano de Freitas.

O documento foi assinado por 14 senadoras e foi entregue nesta segunda-feira, dia 8 de abril, ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD). Elas argumentam que as falas de Ciro violam os princípios de respeito e dignidade e configuram-se em violência política de gênero.

Ciro Gomes criticou o fato da parlamentar estar assumindo uma cadeira no Senado Federal, questionando a capacidade dela estar no cargo. Chegou a dizer que Janaína é “assessora para assuntos de cama” do ministro da Educação, Camilo Santana (PT). “Ela só fez serviço particular do Camilo, e serviço particular, assim, é o harém, são os eunucos, são as meninas do entorno. Ela sempre foi encarregada desse serviço”, chegou a dizer Ciro Gomes.