Lula assina ordem de serviços para Ramal do Salgado e garante conclusão da Ferrovia Transnordestina em cerimônia no Iguatu

  • 05/04/2024

O presidente Lula participou nesta sexta-feira , dia 5 de abril, no Ceará da assinatura de ordem de serviço para obras hídricas importantes para o Estado e conferiu de perto a construção de uma nova etapa da Ferrovia Transnordestina no Ceará.

Lula chegou ao canteiro de obras da Ferrovia Transnordestina, no distrito de Suassurana, município de Iguatu, no fim da manhã. Acompanhado de vários ministros de Estado, o presidente vistoriou mais uma etapa da obra que teve início no Piauí e também passa por Pernambuco. A ferrovia Transnordestina, quando pronta, terá 1.200 quilômetros de extensão e percorrerá 53 municípios dos três estados. Ela será útil para o transporte de cargas como grãos, minérios, fertilizantes e combustíveis.

Durante o evento, Lula assinou ordem de serviço para construção do Ramal do Salgado. A obra deve encurtar a distância para que as águas da transposição do rio São Francisco cheguem até o açude Castanhão, no Ceará, que abastece Fortaleza e Região Metropolitana. Uma obra para ser executada em 36 meses. São 36 quilômetros de canal para atender 54 municípios e garantir a segurança hídrica para cinco milhões de pessoas.

Na sua segunda passagem pelo Ceará este ano, o presidente Lula garante investimentos do Governo Federal superiores a R$ 1 bilhão de reais para obras de segurança hídrica até o fim de 2026. Lula assegurou que não vai faltar recurso para que as obras do restante da Transnordestina e o Ramal do Salgado sejam executadas dentro do cronograma previsto.