Em parceria com estados e municípios, Lula reforça meta de alfabetizar 80% das crianças na idade adequada até 2030. No Ceará, 97% das crianças foram alfabetizadas em 2023

  • 29/05/2024

Em reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com governadores no Palácio do Planalto, o ministro da Educação, Camilo Santana, apresentou os dados do primeiro Relatório de resultados do Indicador Criança Alfabetizada. Em 2023, 56% das crianças brasileiras alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para o segundo ano do ensino fundamental. O percentual supera o índice pré-pandemia.

Lula ressaltou que os governadores e prefeitos, em parceria com o Governo Federal, assumiram o compromisso de atingir o índice de 80% de crianças alfabetizadas na idade certa até 2030. “Estamos aqui assumindo o compromisso de transformar pessoas, para que essas pessoas transformem o mundo, com educação de qualidade da creche ao ensino universitário”, declarou o presidente.

No Ceará, um total de 97,1% das crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental concluíram o ano letivo em 2023 alfabetizadas. Os dados são do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) aplicado no ano passado. A análise dos resultados aponta que o Ceará segue consolidando o processo de alfabetização no Ceará.