Governo Federal determina que Polícia Federal apure divulgação de fake news sobre enchentes no Rio Grande do Sul

  • 08/05/2024

O Governo Federal determinou que a Polícia Federal abra investigações sobre a divulgação de notícias falsas sobre as enchentes no Rio Grande do Sul. O ofício com o pedido chegou à PF no início da noite desta terça-feira, dia 7 de maio.

A catástrofe ambiental, provocada pelas chuvas que transbordaram rios, matou até o momento mais de 90 pessoas no estado. Os governos federal, estadual e municipais montaram operações de resgate que seguem em curso.

Militares reclamaram que a divulgação de informações falsas no estado dificulta as operações de resgate. O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, defende a apuração e punição de grupos que divulgam desinformação.

A Advocacia Geral da União vai entrar com ações judiciais para pedir a retirada do ar de conteúdos falsos, direitos de resposta e indenizações por dano moral e coletivo, enquanto o Ministério da Justiça abrirá processos criminais contra disseminadores de desinformação. Os dessiminadores de notícias falsas envolvem, inclusive, políticos de extrema-direita que buscam politizar a tragédia.