Ministro Fernando Haddad fecha acordo com empresários sobre desoneração da folha de pagamento com retomada de imposto a partir de 2025
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que o acordo em torno da desoneração da folha de pagamentos está pronto. Segundo ele, os setores econômicos beneficiados com a desoneração apresentaram uma proposta que deve retornar a cobrança do imposto de forma escalonada a partir de 2025, chegando a 20% somente em 2028.
“Fizemos propostas e setores contraproposta. Vamos aceitar. Então, a folha do 13º fica desonerada até 2028. Dez bilhões de reais [só setores]. Os dois somados 20 bilhões. Vamos apresentar a medida [de compensação]. Pode ser mais de uma. Não vamos antecipar. Vamos apresentar ao Congresso”, disse Haddad, em coletiva de imprensa após reunião com o presidente do Senador, Rodrigo Pacheco.
A partir do próximo ano, as companhias retornarão a contribuir com a Previdência, com imposto de 5% sobre a remuneração total dos funcionários. Também terá um crescimento progressivo.