Em nova visita ao RS, Lula anuncia medida para garantir manutenção de empregos em cidades gaúchas
Em mais uma visita ao Rio Grande do Sul, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que serão publicadas nos próximos dias Medidas Provisórias para garantir dois salários mínimos (R$ 1.412,00 cada parcela) a 434 mil trabalhadores formais. A primeira parcela do aporte deve ser liberada no mês de julho. O recurso previsto para esta medida é em torno de R$ 1 bilhão. Serão alcançados funcionários de empresas localizadas em áreas efetivamente atingidas. São mais de 326 mil trabalhadores celetistas, 42 mil trabalhadores domésticos, 36 mil estagiários e 27 mil pescadores artesanais.
As empresas têm que manter o empregado por pelo menos quatro meses (dois do benefício, mais os dois meses seguintes), sem redução de salários. A operação será coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Em visita às cidades de Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio, dois dos municípios mais atingidos pelas enchentes no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, Lula declarou que cobrará de seus ministros empenho cada vez maior para viabilizar o mais rapidamente possível todas as ações que estão sendo anunciadas pelo Governo Federal em apoio ao estado. Inclusive, de reconstrução de casas e do patrimônio público.