Jair Bolsonaro já admite indiciamento em todas as investigações da PF. Ex-presidente já responde no caso das jóias e falsificação do cartão de vacinação da Covid

  • 10/07/2024

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já conta com o indiciamento em todas as investigações em curso contra ele no STF (Supremo Tribunal Federal), segundo aliados. Bolsonaro é alvo de ao menos oito investigações que tramitam na corte sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes. Ele já foi indiciado (quando há indícios de prova) pela Polícia Federal em dois inquéritos: um que investiga suposta falsificação de certificados de vacinação contra a Covid-19 e em outro que apura a venda de joias recebidas de presente pelo governo brasileiro.

Indiciado por associação criminosa durante o seu governo com o objetivo de desviar joias e presentes de alto valor que já somam a quantia de R$6,8 milhões, Jair Bolsonaro agora parou de negar que desconhece os fatos e já admite que determinou a negociação de alguns itens.

A divulgação do relatório final da investigação conduzida pela Polícia Federal sobre o roubo de joias da Presidência da República por Jair Bolsonaro (PL) teve grande repercussão internacional. O relatório aponta crimes de peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro, atribuindo tais atos a Bolsonaro e ex-assessores. O caso de corrupção foi amplamente noticiado por alguns dos principais veículos de mídia dos Estados Unidos, Inglaterra, França, Espanha e Alemanha, em reportagens que ressaltaram o valor milionário das joias sauditas, desviadas por “uma quadrilha ligada a Bolsonaro”.