Copom do Banco Central mantém juros básicos em 10,5% ao ano. Lula diz que inflação está sob controle e lamenta a manutenção da taxa em patamar alto

  • 01/08/2024

O Banco Central anunciou nesta quarta-feira, dia 31 de julho, que o Copom vai manter a taxa Selic em 10,50% ao ano. De acordo com o BC, a atual conjuntura, com tendência de desinflação mais lenta, ampliação da desancoragem das expectativas para os preços e cenário global desafiador, demanda serenidade na condução da política monetária.

Na reunião anterior, em junho, o Copom interrompeu o ciclo de cortes de juros iniciado há quase um ano. De agosto do ano passado até março deste ano, o Copom tinha reduzido os juros básicos em 0,5 ponto percentual a cada reunião. Em maio, a taxa tinha sido cortada em 0,25 ponto percentual.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em junho, o IPCA teve alta de 0,21%, ficando abaixo da taxa registrada em maio (0,46%). 

O presidente Lula (PT), que é crítico da gestão do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, diz que o Brasil precisa baixar os juros, que atrapalham o desenvolvimento econômico do País. “A inflação está controlada, só falta a gente reduzir a taxa de juros, que não depende só do governo”, lamentou.