Depois de ser premiado por Bill Gates por sua atuação no combate à pobreza, Lula abre Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira

  • 24/09/2024

Durante a premiação anual da iniciativa Goalkeepers, organizada pela Fundação Bill e Melinda Gates, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a necessidade de uma ação coordenada global para erradicar a fome, criticando a falta de vontade política dos governantes em lidar com o problema. Em um discurso emocionante, Lula afirmou: “A fome no mundo não é falta de dinheiro. É falta de vergonha na nossa cara”, ao comentar sobre o enorme desperdício de recursos que poderiam ser utilizados para resolver a questão. O presidente brasileiro, premiado por sua atuação no combate à pobreza e à fome, relembrou sua própria trajetória de vida e as dificuldades enfrentadas durante a infância no Nordeste. 

Nesta terça-feira, dia 24 de setembro, Lula abre a 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Como é tradicional desde que a organização multilateral foi fundada, cabe ao presidente brasileiro fazer o pronunciamento de abertura. O discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aguardado como um fio de esperança em defesa do multilateralismo autêntico, da paz e da superação das desigualdades no mundo. A Assembleia Geral da ONU instala-se em meio às guerras terroristas de Israel contra a Palestina e o Líbano.