PIB do Brasil surpreende de novo e cresce 1,4% no 2º trimestre de 2024. Governo Lula comemora crescimento na oferta de empregos

  • 04/09/2024

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,4% no segundo trimestre de 2024 ante o trimestre anterior, mostrando aceleração ante o 1,0% de crescimento (revisado para cima) observado no primeiro trimestre.

O PIB, que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no Brasil, chegou a R$ 2,9 trilhões em valores correntes, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, dia 3 de setembro. Na comparação com o segundo trimestre de 2023, o PIB cresceu 3,3%.

O Brasil alcançou o segundo maior crescimento entre 53 economias avaliadas, empatado com Arábia Saudita e Noruega, segundo a Austin Ratings. Esse desempenho foi impulsionado pelos setores de Indústria e Serviços, enquanto a Agropecuária recuou 2,3% no período. Em termos absolutos, o Brasil permanece como a oitava maior economia do mundo, com uma projeção de PIB de R$ 2,3 trilhões para 2024, representando 2,1% da economia global.

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) reconheceu em nota a força do modelo econômico do governo Lula, em sua terceira gestão iniciada em janeiro de 2023, e celebrou o impacto positivo no crescimento econômico do país.