TRE analisa recurso do prefeito de Baturité que teve candidatura impugnada, mas município poderá ter candidatura única

  • 17/09/2024

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) analisa os recursos do prefeito e candidato à reeleição de Baturité, Herberlh Mota (Podemos), e do vice, Francisco Freitas (PSB) que tentam reverter o processo que indeferiu a candidatura da chapa. O caso será julgado nesta quinta-feira, dia 19 de setembro. Caso Herberlh e o vice sejam permaneçam como inelegíveis na quinta, a chapa composta pelo Podemos e PSB não poderá indicar um substituto, tendo em vista que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê 20 dias antes da eleição para a troca de candidatos, prazo que acabou nesta segunda-feira, dia 16.

Se a decisão de impugnação da chapa for mantida, o município de Baturité, na Região do Maciço, terá apenas uma candidatura: a de Ivo Júnior (PSD), como prefeito, e Renaldo Braga (União Brasil), como vice-prefeito. Para eleição, seria preciso apenas um voto.


O TSE tornou o prefeito de Baturité Herberlh Mota e o vice Irmão Carlinhos inelegíveis, em maio deste ano, além de determinar a cassação do deputado federal Eduardo Bismarck (PDT) e do suplente de deputado estadual Audic Mota (MDB).