Centrão sai fortalecido nas eleições municipais. Lula e Bolsonaro foram pouco eficazes como padrinhos na disputa das principais cidades
O PSD, liderado por Gilberto Kassab, consolidou-se como o partido com mais prefeituras no Brasil após as eleições municipais de 2024, assumindo o comando de 887 cidades para o próximo mandato.
Após o segundo turno, realizado neste domingo, dia 27 de outubro, a legenda ultrapassou o MDB, que venceu em 856 municípios, e o PP, que garantiu 745 prefeituras. O PL, sigla do ex-mandatário Jair Bolsonaro, ficou em quinto lugar, enquanto o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocupa a nona posição, com 252 prefeituras.
Nas capitais, o MDB conquistou seis, incluindo Teresina, São Paulo e Porto Alegre; o PSD, cinco, entre elas Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. O PL assegurou quatro capitais, incluindo Aracaju e Cuiabá.
Nem o presidente Lula (PT), nem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) saíram vitoriosos nas eleições municipais. No 2° turno, Lula ganhou em Fortaleza com Evandro Leitão, mas perdeu em outras três capitais em que estava disputando: Cuiabá, Natal e Porto Alegre. Já Bolsonaro foi derrotado com André Fernandes em Fortaleza, em Goiânia, em Belo Horizonte, Curitiba e Niterói.
Em São Paulo, a vitória do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) reeleito após vencer Guilherme Boulos (PSOL), deve ser creditada ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Bolsonaro ficou “em cima do muro” e foi escondido da campanha. Em relação a Boulos, Lula não conseguiu diminuir a rejeição do candidato psolista.