Começam articulações em torno da sucessão na presidência da Câmara Municipal de Fortaleza
Os novos vereadores eleitos em Fortaleza tomam posse no dia 1° de janeiro de 2025. Mas nova Mesa Diretora da Câmara Municipal só deve ser definida em fevereiro, quando efetivamente, os parlamentares eleitos passam a trabalhar. Mas, a partir de agora, já começam às articulações para quem será o novo presidente da Casa.
O atual presidente Gardel Rolim (PDT), que é da base do prefeito José Sarto (PDT), foi reeleito. No 2° turno das eleições, Gardel apoiou o candidato derrotado André Fernandes (PL). A expectativa é que o novo presidente da CMF esteja alinhado ao prefeito eleito Evandro Leitão (PT). Entre os cotados, está Léo Couto (PSB) que, inclusive, deve compor a equipe de transição do governo.
Na campanha do 2° turno, cerca de 24 vereadores estiveram apoiando Evandro Leitão. Outros 19 ficaram com André Fernandes. Mas estes números devem mudar até o início da nova legislatura. O prefeito eleito diz que pretende conversar com todos os vereadores para formar uma base governista forte.
O presidente nacional do PDT, André Figueiredo, que apoiou Evandro no 2° turno, declarou que vai trabalhar para que a bancada do PDT faça parte da base de sustentação política do petista na Câmara Municipal de Fortaleza a partir de 2025.