Depois do 1° turno, Prefeitura de Fortaleza já demitiu 156 comissionados. Câmara Municipal dispensou 24 assessores parlamentares
Terminado o 1° turno das eleições municipais, levantamento feito pelo Jornal O POVO, através do Diário Oficial do Município, mostra que cerca de 180 servidores públicos comissionados já foram demitidos da Prefeitura de Fortaleza e da Câmara Municipal. As exonerações constam na edição da última quinta-feira, dia 17 de outubro, e ocorrem no meio de uma campanha de 2° turno tensão envolvendo os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT).
Enquanto o prefeito José Sarto (PDT), que foi derrotado nas suas pretensões de se reeleger, decretou neutralidade, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim (PDT), se engajou na campanha de André Fernandes juntamente com o grupo político do ex-prefeito Roberto Cláudio.
Servidores e assessores exonerados alegam que a demissão se deu pelo fato deles terem declarado apoio à candidatura de Evandro Leitão (PT). Prefeitura e Câmara Municipal negam que as exonerações tenham relação com perseguição política.