Governo Lula assina ordem de serviço para ampliação de Unidade Neonatal da Maternidade Escola Assis Chateaubriand em Fortaleza
O Governo Federal, através do ministro da Educação, Camilo Santana, assinou ordem de serviço para o início das obras da nova unidade neonatal da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC). O investimento do Governo Lula, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), será superior a R$ 12,8 milhões e irá ampliar o número de leitos de 58 para 112. O evento teve a participação do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT).
A ampliação da capacidade de atendimento neonatal da Meac reforça a rede pública, que também conta com 188 leitos neonatais em Fortaleza nas unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A obra, que já se iniciou nesta quinta-feira, possui prazo de execução de 18 a 24 meses. Com a nova estrutura, o número de vagas para a Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa) aumentará sua capacidade de cinco para 12 leitos, enquanto a Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCo) ampliará de 30 para 44 leitos. Já a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn) passará de 21 para 40 leitos.