Israel avança no Líbano com tropas terrestres e apoio aéreo e Hezbollah reage. Lula autoriza repatriação de brasileiros

  • 01/10/2024

Israel lançou uma operação terrestre “limitada” contra alvos específicos do Hezbollah, no sul do Líbano, nesta terça-feira, dia 1º de outubro. A ação conta com tropas do Exército por terra, além do apoio da Força Aérea com aeronaves pelo ar. O Hezbollah tem bombardeado o norte de Israel desde outubro de 2023, em solidariedade aos terroristas do Hamas e às vítimas da guerra na Faixa de Gaza. Israel vinha respondendo e repelindo os ataques.

A tensão na região escalou nos últimos dias, com bombardeios de Israel contra alvos do Hezbollah em vários pontos do Líbano, incluindo a capital Beirute. Um dos ataques provocou a morte do chefe do grupo extremista, Hassan Nasrallah, na sexta-feira, dia 27 de setembro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou nesta segunda-feira, dia 30, a realização de um voo de repatriação para brasileiros no Líbano, em resposta à escalada do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah. De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores, a operação será coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa.