TRE do Ceará mantém indeferimento da candidatura à reeleição do prefeito Herberlh Mota em Baturité
O TRE do Ceará indeferiu o recurso do prefeito de Baturité, Herberlh Mota (Republicanos), que assim, teve sua candidatura indeferida na disputa das eleições municipais deste ano. A decisão do Tribunal Regional Eleitoral aconteceu nesta terça-feira, dia 1° de outubro.
A decisão do TRE do Ceará foi por unanimidade com seis votos a zero. Herberlh Mota fica assim impedido de concorrer à reeleição em Baturité. O candidato a vice-prefeito, Irmão Carlinhos, também não pode concorrer. Herberlh está inelegível por oito anos.
A decisão envolve ação do Ministério Público Eleitoral que argumentava que o prefeito estaria inelegível devido a uma condenação por abuso de poder político e de autoridade no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Agora, Baturité terá apenas um candidato na disputa das eleições, próximo domingo, dia 6 de outubro. Trata-se de Ivo Júnior (PSD) que deve ser eleito novo prefeito de Baturité. Não há mais prazo para mudança de nomes, só em caso de morte do candidato.
No mesmo processo que envolveu o prefeito de Baturité, Herberlh Mota, foram cassados e considerados inelegíveis por oito anos, o deputado federal Bismarck Maia (PDT) e o suplente de deputado estadual Audic Mota (MDB).