Ceará pode ganhar três portos secos ao longo da Ferrovia Transnordestina

  • 26/11/2024

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, a implantação de um Porto Seco em Senador Pompeu, no Sertão Central cearense, que estará ligado ao projeto de construção da ferrovia Transnordestina no Estado. Um porto seco consiste em uma instalação logística que facilita o desembaraço de cargas de importação e exportação. Outro município a receber um dos equipamentos é Quixeramobim, com processo já mais avançado.

No início de novembro, o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PSB), se reuniu com representantes do Grupo J. Macêdo para a assinatura de transferência da área de 362 hectares para implantação do Porto Seco no Município.

Elmano de Freitas avalia que ao longo dos 608km da Ferrovia Transnordestina que passam pelo território cearense, serão construídos pelo menos mais dois portos secos. “Tem previsão de porto seco no Cariri, para o lado de Missão Velha; tem o de Quixeramobim; e Senador Pompeu tem proposição de um porto seco. Inclusive, já para acontecer, para fornecimento de matéria-prima para o polo calçadista cearense”, destacou o governador.