Prefeitura de Jijoca pede a suspensão da cobrança de ingresso para o Parque Nacional de Jericoacoara. População prepara protesto

  • 24/11/2024

A Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, no Litoral Norte do Ceará, solicitou a suspensão da cobrança de ingresso de acesso ao Parque Nacional de Jericoacoara, que chegou a ser anunciada depois que uma concessionária assumiu a gestão do local. A Ação Civil Pública (ACP) foi oficializada pela Procuradoria-Geral do Município na última sexta-feira, dia 22 de novembro.
A empresa Urbia + Cataratas Jeri, que é formada pela Construcap e Grupo Cataratas, iniciou formalmente os trabalhos como concessionária do Parque Nacional de Jericoacoara. Com a gestão privada, a previsão era de que os turistas teriam que pagar, a partir de 20 de dezembro, um ingresso de R$ 50 para acessar o Parque de Jeri, além da Taxa de Turismo Sustentável, já cobrada pela gestão municipal.

Comerciantes, trabalhadores autônomos e moradores organizam uma paralisação nesta semana na Vila de Jericoacoara contra as cobranças e as intervenções propostas pelo novo consórcio gestor do Parque Nacional.