Lula e Mauro Vieira se reúnem hoje para discutir resposta ao tratamento degradante de imigrantes brasileiros nos EUA. Primeiros deportados relataram agressões
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta segunda-feira, dia 27 de janeiro, com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para discutir a resposta do governo brasileiro ao tratamento degradante dispensado a 88 cidadãos brasileiros deportados dos Estados Unidos. De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, o Brasil deve solicitar explicações formais ao governo norte-americano sobre o ocorrido, que incluiu o uso de algemas e condições precárias durante o voo de repatriação. O caso gerou revolta após os deportados chegarem a Manaus algemados e em uma aeronave com problemas técnicos, violando acordos bilaterais que garantem o tratamento digno e humano dos repatriados. Pessoas deportados relataram até agressões pelos agentes americanos.
O presidente dos EUA, Donald Trump, também teve problemas com a deportação de imigrantes para a Colômbia. Ele ameaçou impor tarifas e sanções à Colômbia para puni-la por se recusar a aceitar voos militares transportando deportados como parte de sua ampla repressão à imigração.
Neste domingo, dia 26, os Estados Unidos recuaram de uma guerra comercial contra a Colômbia. Os dois países anunciaram um acordo de deportação de imigrantes considerados ilegais.
