Em almoço do PDT, Carlos Lupi e André Figueredo traçam rumos do partido no Ceará. Antes do encontro, os dois se reuniram com Elmano de Freitas e Evandro Leitão

  • 14/02/2025

O comando do PDT realizou um almoço nesta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, com a presença do presidente nacional licenciado, ministro Carlos Lupi, e do presidente nacional interino, André Figueiredo. Antes do encontro, os dois se reuniram com o governador Elmano de Freitas (PT), no Palácio da Abolição, e também estiveram no Paço Municipal, onde conversarem com o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT). Nas duas reuniões, Lupi e André traçaram uma pauta de demandas em que o PDT deve se alinhar aos governos estadual e municipal.

No almoço do PDT, ficou claro que há uma divisão de pensamento no partido. Quatro dos cinco deputados estaduais da legenda fazem oposição a Elmano de Freitas na Assembleia Legislativa do Ceará e dois dos oito vereadores não integram a base do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, na Câmara Municipal.

O grupo oposicionista no PDT é liderado pelo ex-prefeito Roberto Cláudio, que também participou do almoço. Esta semana, o ex-prefeito teve um encontro na Assembleia Legislativa com outros membros da oposição: Capitão Wagner (União) e Carmelo Neto (PL). Os três apoiaram o bolsonarista André Fernandes (PL) no 2° turno das eleições em Fortaleza contra Evandro Leitão e saíram derrotados.

Tanto Roberto Cláudio, quanto o ex-prefeito José Sarto, também presente ao almoço, defenderam que o partido seja oposição ao governo Elmano de Freitas. No encontro, ministro Carlos Lupi garantiu que o PDT não fará alianças com a direita. “Para a direita não há hipótese desse partido ir”, destacou.