Governo Estadual confirma reajuste de 6,27% do piso salarial para professores da rede pública
Os professores da rede estadual terão um reajuste salarial de 6,27%. O aumento engloba o mês de janeiro de 2025 de forma retroativa e irá beneficiar a carreira de 62 mil educadores entre ativos, inativos, efetivos e temporários. A informação foi anunciada pelo governador Elmano de Freitas (PT) após reunião com o Sindicato Apeoc, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
O reajuste do piso nacional do magistério foi estipulado pelo Ministério da Educação (MEC) em janeiro. Com a mudança, o valor mínimo passa a ser R$ 4.867,77 dentro de uma jornada de 40 horas semanais.
O chefe do Executivo Estadual também garantiu outras reivindicações para os profissionais da educação cearense. Como o início, em abril, do processo para as promoções sem titulação de 2024; a antecipação do pagamento retroativo do piso para aposentados no primeiro semestre de 2025; a convocação de todos os remanescentes para o magistério referentes ao concurso público de 2018 e ao concurso para os professores indígenas; a antecipação do pagamento dos precatórios por meio de intermédio com a Advocacia-Geral da União (AGU); além de abrir o processo definitivo para a ampliação de carga horária.