Lula vai convocar atacadistas para buscar formas de reduzir preços dos alimentos no País

  • 21/02/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que pretende convocar atacadistas para uma reunião no Governo Federal com o objetivo de buscar alternativas para reduzir os preços dos alimentos no Brasil. Lula expressou sua preocupação com o aumento dos custos para o consumidor e destacou que considera “absurdo” o preço atual de uma cartela de 30 ovos, que pode chegar a R$ 40.

“Vamos ter que fazer reunião com atacadistas para pensarmos juntos alternativas para baixar o custo dos alimentos. O fato de estar vendendo produto em dólar, que está alto, não significa que tem que colocar no preço do brasileiro o mesmo que ele exporta”, afirmou o presidente. Lula destacou que a alta nos preços está relacionada às exportações e à cotação da moeda estrangeira, enfatizando que o mercado interno não pode ser prejudicado por essa dinâmica.

O presidente mencionou especificamente o mercado de ovos, ressaltando que os Estados Unidos passaram a importar o produto brasileiro, o que tem contribuído para a pressão sobre os preços no Brasil. “Estamos conversando com os empresários para que continuem exportando, mas não pode faltar para o povo brasileiro. Não se pode colocar o mesmo preço que você exporta. Quando me disseram que uma caixa de 30 ovos estava R$ 40, achei um absurdo. No momento que estamos vivendo, não conseguimos controlar o preço do dia para noite”, disse Lula.