Presidente Lula viaja ao Amapá com a promessa de destravar exploração do petróleo da Margem Equatorial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Macapá nesta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, com uma agenda estratégica para o estado do Amapá. Além de anunciar medidas de regularização fundiária e investimentos em infraestrutura e educação, Lula deve reforçar sua defesa da exploração de petróleo na Margem Equatorial, região que inclui a costa do estado e que pode se tornar um novo polo energético para o Brasil.
Na última segunda-feira, dia 12, Lula criticou a demora do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em liberar a exploração na área, chamando o processo de “lenga-lenga”. Em discurso no Palácio do Planalto, o presidente defendeu que o Brasil precisa explorar suas riquezas naturais de forma responsável, mas sem paralisia burocrática.
A pressão do governo ocorre em um momento em que a Petrobras busca aprovação para perfurar blocos na costa do Amapá e do Rio Grande do Norte. Apesar dos alertas ambientais, a estatal e o governo argumentam que a exploração pode ser feita com segurança e garantir maior soberania energética ao país.
![](https://blogdorogeriogomes.com.br/noticias/wp-content/uploads/2025/02/images-2025-02-13T071431.883.jpeg)