Servidores públicos de Caucaia iniciam greve geral e querem a revogação de Reforma da Previdência aprovada pela Câmara Municipal

  • 11/02/2025

O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, já enfrenta uma greve de servidores públicos do Município. Eles iniciaram, nesta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, uma greve geral contra a Reforma da Previdência aprovada pela Câmara de Vereadores no fim de janeiro.

Os funcionários de setores como educação, saúde e assistência social, através do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep), exigem a revogação imediata da legislação, aprovada em 31 de janeiro.

As principais mudanças da reforma foram: a idade mínima para professores subiu de 50 para 57 anos (mulheres) e de 55 anos para 60 anos (homens); a idade mínima para demais servidores elevou de 55 para 62 anos (mulheres) e de 60 anos para 65 anos (homens); a
contribuição previdenciária teve a alíquota de desconto passando a ser progressiva, podendo chegar a 16%; a pensão por morte sofreu redução para 50% do valor da aposentadoria do segurado, além de acréscimo de 10% por dependente menor de 18 anos ou Pessoa Com Deficiência (PCD).