Após se tornar réu, Bolsonaro mantém ataques a STF. “Ao invés de chorar, caia na realidade”, diz Lula em fala para ex-presidente

  • 27/03/2025

Após se tornar réu no processo que apura uma tentativa de golpe de Estado no País, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passa a responder um processo penal e após a realização de diligências, tomada de depoimentos e coleta de provas, poderá ser absolvido ou condenado. Segundo a legislação, as penas máximas, caso Bolsonaro seja condenado, podem chegar a 39 anos e quatro meses de reclusão.

Na tentativa de falar aos aliados, Bolsonaro resolveu reunir a imprensa em Brasília e voltou a fazer ataques ao STF, ao sistema eleitoral brasileiro e dizer que não há provas da sua participação na tentativa golpista. Argumentos já bem manjados do ex-presidente para tentar se esquivar das acusações amparadas em lives realizadas por ele, reuniões com ministros, gravações, vídeos e a própria delação de Mauro Cid.

Em visita oficial no Japão, o presidente Lula (PT) declarou: “É visível que o ex-presidente (Bolsonaro) tentou dar um golpe no país, é visível que ele tentou contribuir para o meu assassinato…Não adianta ficar pedindo anistia antes do julgamento. Quando ele pede anistia, ele ta dizendo que ele foi culpado”, afirmou Lula.

O petista ainda deu um choque de realidade em Jair Bolsonaro que pode ir parar atrás das grades após uma sentença desfavorável na Primeira Turma do STF. “Ao invés de chorar, caia na realidade e saiba que você cometeu um atentado contra a soberania desse país”, afirmou Lula.