Comitiva de Lula inicia visita ao Japão nesta segunda-feira. Em maio, presidente deverá ir à Rússia se encontrar com Putin

  • 24/03/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao Japão na noite deste domingo, dia 23 de março, acompanhado dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), também integra a comitiva

Os ex-presidentes das Casas, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Senado, e Arthur Lira (PP-AL), da Câmara, também fazem parte do grupo, além de outros parlamentares.

A viagem foi planejada para ampliar parcerias comerciais na Ásia. A equipe de Lula considera estratégico diversificar as correntes de negócios e sinalizar equilíbrio na guerra comercial travada atualmente entre chineses e americanos, os dois maiores parceiros comerciais do Brasil.

Em maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará a Rússia em maio deste ano, conforme confirmou o assessor especial Celso Amorim. A visita oficial reforça o engajamento diplomático do Brasil em temas internacionais de grande impacto, especialmente na busca por uma solução negociada para a guerra entre Rússia e Ucrânia. Lula deve ter reunião com o presidente Vladimir Putin.

A confirmação da viagem ocorre no momento em que o governo brasileiro vem assumindo um papel cada vez mais ativo no cenário geopolítico internacional.