Ministro Alexandre Padilha e prefeito Evandro Leitão anunciam investimento de R$ 200 milhões para IJF e Hospital da Mulher
Na passagem do presidente Lula por Fortaleza, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em duas das principais unidades de saúde da Prefeitura, acompanhado do prefeito Evandro Leitão. A agenda começou com uma reunião de trabalho no Instituto Dr. José Frota (IJF), ao lado do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério, Mozart Sales; da secretária da Saúde do Estado do Ceará, Tânia Mara; da secretária da Saúde de Fortaleza, Socorro Martins; e da superintendente do hospital, Riane Azevedo.
Na reunião, foram definidos os detalhes para o alinhamento do IJF às iniciativas do Governo Federal, com o objetivo de ampliar o acesso da população à atenção especializada, incluindo o aumento na oferta de exames e cirurgias. Também foi discutida a expansão das áreas de atendimento ambulatorial, além do fortalecimento dos programas de estudos e pesquisas voltados para a formação de novos profissionais. Por fim, foram abordadas as atualizações do credenciamento do órgão junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), para reajustes nos valores dos repasses de recursos financeiros.
O ministro Alexandre Padilha anunciou um novo repasse federal para a redução de filas e expansão de serviços. “Serão R$ 200 milhões vindos do Governo Federal, do presidente Lula, para custeio, contratações e insumos. Com esse recurso, vão abrir no IJF novas vagas de exames de ressonância magnética”, enfatizou. De acordo com o ministro, a capacidade de realização de exames de ressonância subirá para 250 por mês.
