No Vietnã, Lula define plano estratégico até 2030 e abre o mercado para a carne brasileira e aviões da Embraer

  • 28/03/2025

Em ao Vietnã nesta sexta-feira, dia 28 de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou a abertura do mercado vietnamita à carne bovina brasileira, destacando a decisão como um marco estratégico para a expansão comercial do Brasil no Sudeste Asiático. As conquistas integram uma ampla agenda bilateral com o governo vietnamita, chefiado pelo presidente Luong Cuong.

“Meu governo tem interesse em reconhecer o Vietnã como economia de mercado”, afirmou Lula, que retornou a Hanói 17 anos após sua primeira visita, em 2008. “A abertura do mercado vietnamita para a carne bovina brasileira atrairá investimentos de frigoríficos do Brasil para fazer deste país uma plataforma de exportação para o Sudeste Asiático”, completou.

O Vietnã tornou-se um dos mais importantes parceiros do Brasil na Ásia, superando países como Portugal, Reino Unido e França em volume de exportações brasileiras. Lula mencionou que a Vietnam Airlines está avaliando uma proposta da Embraer para fornecer jatos da família E-Jets, que são ideais para conexões regionais.