Presidente Lula viaja neste sábado para Japão e Vietnã em busca de novos acordos comerciais

  • 22/03/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste sábado, dia 22 de março, para a sua mais longa viagem internacional desde dezembro de 2024, quando suspendeu compromissos no exterior por orientação médica, em meio às incertezas geopolíticas e geoeconômicas resultantes das medidas protecionistas adotadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O roteiro inclui visitas ao Japão e ao Vietnã, com o objetivo de fortalecer os laços bilaterais e ampliar a inserção do Brasil no eixo asiático. Em Tóquio, onde permanecerá entre os dias 24 e 27 de março, Lula se reunirá com o imperador Naruhito, o primeiro-ministro Shigeru Ishiba, e participará de um encontro com cerca de 500 empresários japoneses e brasileiros. A comitiva brasileira conta com aproximadamente 100 integrantes. Entre os assuntos de maior interesse para o Brasil está a retomada das negociações para um acordo comercial entre o Mercosul e o Japão. 

Após Tóquio, Lula seguirá para Hanói, capital do Vietnã, onde encerrará a viagem. De acordo com Eduardo Saboia, o Vietnã foi o segundo país do Sudeste Asiático a ser elevado ao status de parceiro estratégico do Brasil.