Terceira fase da operação contra ataques a empresas de internet prende sete pessoas em Caridade

  • 27/03/2025

A Operação Dynamus, que pretende desarticular um grupo vinculado a uma facção criminosa do Rio de Janeiro, prendeu sete pessoas nesta quinta-feira, dia 27 de março. O objetivo é investigar os envolvidos em promover extorsão, ameaças e danos materiais a equipamentos de empresas de internet nos municípios de Caridade, Paramoti e cidades próximas.

A ação é uma parceria do Ministério Público do Ceará, por meio do Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), com a Delegacia Municipal de Canindé. A operação conta com o apoio da Promotoria de Justiça de Canindé e da Polícia Militar. Ao todo, estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão em Caridade.

A investigação iniciou com o recebimento de um relatório da Polícia Militar. Segundo o documento, teria sido identificado que a facção criminosa passou a exigir às empresas pagamentos mensais no valor de R$ 20 por equipamento instalado, com ameaças de extorsão. Após os empresários se negarem a cumprir a ordem, atos de vandalismo foram registrados, com a destruição de caixas de transmissão, antenas e redes de fibra ótica.

Na maioria das vezes, os crimes foram cometidos no período da madrugada, após a meia-noite. Os agentes de segurança pública conseguiram identificar os principais suspeitos com base em informações obtidas durante a apuração dos casos.