Apesar de queda na aprovação do seu governo, pesquisa Genial/Quaest mostra que Lula venceria todos os adversários em 2026

  • 03/04/2025

Pesquisa do Instituto Quaest revelou nesta semana a queda de aprovação do Governo Lula. De acordo com o levantamento, 41% dos brasileiros afirmam aprovar a administração federal, enquanto 56% dizem desaprovar. No entanto, Lula continua à frente de todos os pretensos concorrentes ao Palácio do Planalto em 2026.

Em levantamento divulgado nesta quinta-feira, dia 3 de abril, pela Genial/Quaest, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece derrotando todos os seus possíveis adversários nas eleições presidenciais de 2026. O estudo, realizado com 2.004 pessoas entre os dias 27 e 31 de março, mostra que Lula supera qualquer nome da direita e centro-direita. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e tem margem de confiança de 95%.

Lula lidera em todos os cenários de segundo turno. A Quaest simulou oito cenários de disputa entre Lula e outros nomes do espectro político de direita. Em todos, o presidente aparece à frente:

Contra Michelle Bolsonaro (PL): Lula tem 44% e a ex-primeira-dama, 38%
Contra Tarcísio de Freitas (Republicanos): 43% a 37%
Contra Ratinho Júnior (PSD): 42% a 35%
Contra Pablo Marçal (PRTB): 44% a 35%
Contra Eduardo Bolsonaro (PL): 45% a 34%
Contra Romeu Zema (Novo): 43% a 31%
Contra Ronaldo Caiado (União Brasil): 44% a 30%


A pesquisa também simulou um cenário com Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Neste cenário, o presidente Lula aparece com 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro soma 40%, diferença que se encontra no limite da margem de erro de dois pontos percentuais.