Hugo Motta isola PL de Bolsonaro e decide não pautar anistia de golpistas. Presidente da Câmara viaja hoje na comitiva de Lula para funeral do Papa Francisco
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu em reunião nesta quinta-feira, dia 24 de abril, não pautar ainda o requerimento de urgência do projeto que anistia os envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023 e que poderia beneficiar Jair Bolsonaro (PL). A maioria dos partidos se manifestou contra acelerar a tramitação, com exceção do PL e do Novo.
A decisão de Hugo Motta e da maioria dos líderes partidários de travar a tramitação da urgência do PL da Anistia foi influenciada por fatores como uma maior proximidade do presidente Lula aos deputados; o risco de entrar em guerra direta com o Supremo Tribunal Federal (STF); e a opinião da população, que, na maioria, é contra a ideia de deixar impunes quem depredou as sedes dos Três Poderes no 8 de janeiro de 2023.
Hugo Motta, inclusive, integra a comitiva do presidente Lula que viaja ainda nesta quinta-feira para o funeral do Papa Francisco, na Itália. Os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) também estarão na comitiva. O funeral do Papa está previsto para este sábado, dia 26.
