Senado brasileiro vota nesta terça-feira Lei da Reciprocidade Econômica em resposta a medidas de Donald Trump
O Senado Federal deve votar, nesta terça-feira, dia 1º de abril, um projeto que cria a Lei da Reciprocidade. Essa é uma resposta às últimas medidas do presidente norte-americano, Donald Trump, que ampliou para 25% a taxa de importação do aço e do alumínio brasileiros.
A proposta está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, em regime terminativo – ou seja, não precisa necessariamente passar pelo plenário. Se for aprovada na CAE e não receber nenhuma proposta de emenda em até cinco dias, pode seguir direto para a Câmara dos Deputados.
O assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, afirmou que o Brasil está preparado para reagir ao novo tarifaço prometido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas sem adotar medidas que possam comprometer a economia nacional. Amorim disse que o governo brasileiro prefere negociar, mas já intui onde poderá agir caso a tentativa de diálogo não prospere.
Para Amorim, o novo movimento de Trump na arena comercial aumenta o risco de o mundo ser dividido em grandes zonas de influência entre Estados Unidos, China e Rússia.
