Vereador Inspetor Alberto é indiciado pela Polícia Civil por denúncia de maus-tratos a animal e injúria eleitoral

  • 03/04/2025

O vereador de Fortaleza, Inspetor Alberto (PL), foi indiciado pela Polícia Civil por maus-tratos a animais e injúria eleitoral por gravação de vídeo em que aparece segurando um leitão pelas orelhas, enquanto o animal fica grunhindo. As imagens foram exibidas em meio ao período eleitoral de 2024. Agora, o inquérito policial segue para o Poder Judiciário e para a Justiça eleitoral.

Inspetor Alberto é acusado de fazer ameaças ao então candidato à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), durante a campanha eleitoral, além de maltratar um porco na cena. “Leitão, você vai pra panela. Me aguarde, desgraça. Eu vou comer você bem assadinho, seu b*”, diz o vereador no vídeo.

O mesmo vereador é investigado também por ameaça de morte contra Evandro Leitão ao dizer “prepara teu caixão, vagabundo”. Evandro Leitão foi eleito prefeito de Fortaleza em 2024.

Entidades e parlamentares entraram com pedidos de cassação contra o Inspetor Alberto. A punição foi solicitada por meio de representações apresentadas ao Legislativo municipal. Também por força de uma mobilização do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará, o Ministério Público do Ceará (MPCE) e o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) também foram acionados.

A defesa de Inspetor Alberto informou que ele foi ouvido pela Polícia Civil e pela Polícia Federal, e aguarda o andamento do processo. “O fato foi devidamente esclarecido no sentido da ausência de intenção de maus-tratos ao animal”.