Fortaleza registra redução de 30% nas ocorrências de inundação, diz prefeito Evandro Leitão
Balanço do mutirão de limpeza realizado em prevenção e combate aos efeitos da quadra chuvosa, compreendendo as ações da Prefeitura de Fortaleza nos primeiros quatro meses de 2025, revela um volume de chuvas 51,4% acima da média histórica, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Segundo prefeito Evandro Leitão, Fortaleza registrou uma redução de 30% nas ocorrências de inundação.
De janeiro a abril deste ano, a Prefeitura realizou a limpeza de 146 canais e 18 lagoas, das quais 13 já foram concluídas e cinco estão em fase de finalização. Em comparação, no mesmo período de 2024, haviam sido executadas apenas 25 limpezas de canais e três de lagoas.
Ainda no primeiro quadrimestre, a gestão municipal recolheu mais de 48 mil toneladas resíduos retirados apenas dos recursos hídricos, além de executar a varrição de mais de 16 mil quilômetros de vias e 9 mil quilômetros de praias. Foram realizados serviços de recuperação asfáltica em 360 quilômetros de vias e intervenções de drenagem em outros 128 quilômetros.
