Projeto Novo Centro promete intervenções na área central de Fortaleza
Começa agora em agosto a intervenção no Centro de Fortaleza por meio de obras e ações nos eixos da Habitação, Política de Apoio à Pessoas em Situação de Rua, Turismo e Cultura, Infraestrutura e Mobilidade, Ordenamento do Comércio Informal e Segurança e Fiscalização. Trata-se do Projeto Novo Centro, articulado pela Prefeitura e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). As intervenções devem durar 12 meses.
Na Habitação, a ação vai estimular a ocupação habitacional na região central da Capital, por meio da viabilização de até 900 unidades habitacionais. Na Infraestrutura e Mobilidade, está definida a construção do Terminal Aberto, ao lado da Praça José de Alencar, e a reforma dos calçadões da Guilherme Rocha e Liberato Barroso.
No Ordenamento do Comércio Informal, dois projetos pilotos se destacam: na Rua Barão do Rio Branco será feita a padronização das bancas e nos calçadões das Ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso serão criados quiosques com o objetivo de ordenar o comércio informal.
Por fim, no eixo da Segurança e Fiscalização, o projeto prevê a instalação de 40 novas câmeras de videomonitoramento, que serão somadas às 32 câmaras da Prefeitura e às 11 da Secretaria de Segurança Pública.