Ibope mostra aumento de rejeição de Bolsonaro. Diferença para Haddad cai quatro pontos
Faltando cerca de cinco dias para o 2° turno da eleição presidencial, o Ibope divulgou na noite desta terça-feira, dia 23 de outubro, um novo levantamento da disputa. Nos votos válidos, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) tem 57%, e Fernando Haddad (PT), 43%. Na pesquisa anterior, Bolsonaro tinha 59% e Haddad, 41% dos votos válidos. Consulta foi realizada entre domingo (21) e terça-feira (23) e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.
Os índices de rejeição também mostraram diferença desde o último levantamento. A rejeição de Jair Bolsonaro avançou. Na pesquisa anterior, ele marcava 35% de rejeição. Hoje, o número cresceu para 40%. No caso do candidato Fernando Haddad, a rejeição recuou 6 pontos percentuais, indo de 47% a 41%. Talvez, reflexo das declarações de Bolsonaro de expulsar ou prender opositores se chegar à Presidência e a ameaça do filho dele, o deputado eleito Eduardo Bolsonaro, em fechar o STF.
A pesquisa tem de ruim para Bolsonaro o aumento de sua rejeição, enquanto a de Haddad caiu. Na reta final de uma campanha, uma reação de quem está atrás na pesquisa pode fazer toda a diferença.