Jair Bolsonaro é eleito presidente e tem agora o desafio de governar um País dividido

  • 28/10/2018

ae-jair-bolsonaro-candidato-a-presidencia-26102018160137829

O novo presidente do Brasil para os próximos quatro anos é Jair Bolsonaro, do PSL. Ele conseguiu pouco mais de 55% dos votos contra cerca de 44% de Fernando Haddad, do PT. Em uma disputa polarizada e de muita tensão entre as duas candidaturas, Bolsonaro tem a missão agora de governar um País, hoje, dividido. Terá de buscar a pacificação, já que tem a missão como Chefe de Estado de governar para todos os eleitores.
Com um discurso de enfrentamento aos opositores, Jair Bolsonaro terá que agora sentar na cadeira de Presidente da República pensando nos desafios de governar um País com sérios problemas financeiros. Terá ainda de buscar uma maioria no Congresso Nacional para aprovar as mudanças que deseja. E para isso, terá de negociar. O Executivo precisa do Legislativo para governar seja em qualquer esfera, inclusive, a federal.
A nova bancada de oposição no Senado Federal e na Câmara dos Deputados promete ser forte e caberá ao novo presidente a missão de ter poder de articulação política para governar. O PT perdeu a eleição, mas continua forte como partido de oposição.
Bolsonaro sabe que uma coisa é o discurso de campanha, outra é ocupar o Palácio do Planalto e encarar as dificuldades reais de governar com aliados e com as diferenças apontadas pelos adversários políticos.