Cortes no Banco do Nordeste podem reduzir financiamento para pequenos produtores

  • 15/11/2018

images (8)

Bancos oficiais são quem, normalmente, atendem às necessidades de pequenos produtores em municípios de menor porte, onde as instituições financeiras privadas não têm nenhum interesse de se instalar. A equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro já sinaliza com programas de privatização de bancos oficiais e em corte de pessoal.

O Banco do Nordeste pode ser um dos alvos, com possibilidade de corte de cargos com indicação política em até 30%. Segundo dados do próprio BNB, o banco possui, atualmente, pouco mais de sete mil funcionários ativos.

Os cortes no BNB poderão reduzir crédito para pequenos produtores, já que o banco precisa estar presente em municípios sem muita estrutura bancária e que uma possível redução de pessoal dificultaria o trabalho em programas de alcance social.

Programas como Crediamigo e Agroamigo devem ser os mais prejudicados com os cortes. De acordo com o BNB, a Diretoria Executiva é composta hoje por sete membros, sendo um presidente e seis diretores. Os demais sete mil funcionários do banco ingressaram por concurso público.